MARKETING CONVERSACIONAL INTELIGENTE: UMA EXPERIÊNCIA BASEADA EM DADOS

O marketing conversacional tem sido uma tendência cada vez maior no Brasil, principalmente em estados como a Paraíba, onde a transformação digital tem sido impulsionado pelo desenvolvimento econômico e crescimento do PIB a 6,5% ao ano. Empresas de todos os portes têm recorrido a dados aliados à inteligência artificial para otimizar a comunicação e as vendas. Contudo, a inteligência aplicada em dados constitui o coração dessa estratégia.

Na Paraíba, segundo dados do SEBRAE, mais de 78% dos pequenos negócios utilizam redes sociais para realizar vendas, e a maioria dessas interações acontece por meio de plataformas de mensagens como WhatsApp (86%), Instagram (59%) e Facebook (36%) e 52% dos empreendedores da Paraíba utilizam o WhatsApp Business para agilizar o atendimento ao cliente.

Esses dados demonstram que a popularização do marketing conversacional é uma ferramenta poderosa para aumentar o engajamento e as conversões. Quando uma empresa utiliza canais como o WhatsApp, ela consegue um retorno rápido e direto dos consumidores, facilitando o processo de compra e a obtenção de informações capazes de traçar um perfil mais preciso do consumidor.

Uma das principais vantagens do marketing conversacional é exatamente a utilização de dados para personalizar as interações, campanhas, produtos e até mesmo realizar ajustes na estrutura do modelo de negócio. No contexto paraibano, ferramentas como WhatsApp Business e Google Meu Negócio são amplamente adotadas para coletar e analisar dados de consumidores, ajudando as empresas a criar campanhas mais eficazes e melhorar a qualidade das interações. 

MELHORANDO A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE: DADOS E O MARKETING CONVERSACIONAL DE MÃOS DADAS

Em um mercado competitivo, entender os padrões de comportamento do cliente e personalizar a experiência pode fazer total diferença para a sobrevivência dos negócios. As respostas rápidas e a personalização das interações aumentam a lealdade e satisfação do consumidor. Um estudo realizado pela Mundo do Marketing revelou que 80% dos usuários de WhatsApp consideram apropriado usar o aplicativo para se comunicar com organizações.

Essa tendência também se reflete na Paraíba, onde os consumidores estão cada vez mais dispostos a se conectar diretamente com as empresas e instituições governamentais, a exemplo da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (CAGEPA) que disponibiliza canal direto de comunicação com seus usuários. A comunicação via canais digitais não só facilita a interação como também proporciona um atendimento mais ágil e eficiente, o que resulta em uma melhor experiência do cliente.

Embora o marketing conversacional seja utilizado por uma variedade de setores na Paraíba, os segmentos de comércio varejista, serviços e alimentação têm se destacado no uso dessa estratégia. Segundo dados do SEBRAE PB, mais de 70% dos empreendedores paraibanos utilizam canais digitais para impulsionar suas vendas, com destaque para as plataformas de mensagens.

MEDINDO O DESEMPENHO DO MARKETING CONVERSACIONAL COM A KEEK DRIVEN TO MARKET

A Keek desenvolve soluções automatizadas que acompanham com agilidade métricas personalizadas. Algumas das principais métricas incluem Taxa de Conversão, Volume de Interações com os usuários, Taxa de Desistência e de Retorno dos clientes. Essas e outras métricas consolidadas em parceria com o time de comunicação e marketing de cada um dos clientes, fornecendo visão clara sobre o impacto das campanhas de comunicação, desempenho comercial e ajudando a identificar áreas que precisam de ajustes. Quando combinados, dados e inteligência de dados não só melhoram a experiência do cliente, como também impulsionam o desempenho dos negócios.

COMPARTILHAR:

KEEK INTELIGENCIA ANALITICA SERVICOS DE COMUNICACAO LTDA
CNPJ n° 35.377.615/0001-16