O FUTURO É DATA-DRIVEN: IMPACTO DA ESTRATÉGIA DE DADOS NA GESTÃO

Em um mundo cada vez mais impulsionado por dados, empresas e organizações de todos os setores estão percebendo o poder transformador da inteligência de dados. Seja através das aptidões humanas ou da inteligência artificial (IA), a capacidade de coletar, processar e interpretar informações não apenas permite que empresas, organizações e pessoas enfrentem desafios, mas também criem novas oportunidades de crescimento.

Empresas que adotam uma abordagem baseada em dados conseguem tomar decisões mais assertivas, identificar tendências de mercado e oferecer experiências personalizadas aos seus clientes. Utilizando a análise de dados, é possível criar soluções adaptadas às necessidades dos clientes, reduzir custos operacionais e aumentar a satisfação do público.

No setor de varejo, empresas estão transformando suas estratégias digitais ao integrar dados de vendas, estoques e comportamento do cliente para prever demandas e otimizar funis de conversão. Esse movimento resulta em maior eficiência operacional e aumento do lucro.

Segundo a Harvard Business Review, 73% dos gestores de empresas inovadoras de sucesso utilizavam análise de dados internos e externos para tomar suas decisões. Em contrapartida, apenas 5% utilizava a intuição como principal orientador. A Amazon, por exemplo, utiliza análise preditiva para sugerir produtos personalizados aos clientes, aumentando as taxas de conversão e fidelização. Essa abordagem pode ser adaptada para pequenas e médias empresas que desejam melhorar sua presença digital e o engajamento com os consumidores.

Outro exemplo é o iFood, que analisa dados em tempo real para otimizar rotas de entrega e prever tempos de preparação. Essa estratégia não apenas melhora a experiência do cliente, mas também reduz custos operacionais.

Embora os benefícios sejam evidentes, empresas e organizações na Paraíba ainda enfrentam muitos desafios ao implementar estratégias baseadas em dados. Segundo pesquisa da Gartner, cerca de 60% das iniciativas de dados falham devido à falta de uma cultura organizacional voltada para análise. Isso inclui desde a escassez de profissionais qualificados até dificuldades em integrar sistemas com novas tecnologias. Empresas de pequeno porte frequentemente enfrentam limitações financeiras para investir em tecnologia de dados.

No entanto, soluções como as desenvolvidas pela Keek Inteligência em Dados têm ajudado negócios e organizações públicas a superar desafios e explorar o potencial estratégico da análise de informações. Na Paraíba, seu objetivo tem sido criar ambientes de análise que integram dados por meio de tecnologias analíticas que auxiliam na tomada de decisões relacionadas à comunicação e marketing, medição do retorno de investimentos e melhoria do relacionamento com o público e gerenciamento de crises.

Empresas e organizações que promoveram uma revolução em seus modelos de gestão têm em comum a cultura de dados. Utilizam algoritmos para recomendar produtos e serviços com base no comportamento dos usuários e para reduzir a taxa de cancelamento de serviços. A adoção da análise de dados melhora processos produtivos, reduz custos e aumenta a eficiência em suas operações.

De acordo com Humberto Ramalho, Diretor Executivo da Keek Inteligência em Dados, empresas de todos os tamanhos e o poder público estão percebendo que os dados são valiosos e mais do que simples informações — são ativos estratégicos que podem transformar negócios. Seja para melhorar a eficiência, criar experiências personalizadas ou descobrir novas oportunidades, a inteligência de dados é o caminho para se manter competitivo no mercado atual.

Essa é a essência da abordagem que na Keek é denominada Driven to Market, na qual o investimento em tecnologia e cultura analítica são condições indispensáveis para prosperar em um mundo cada vez mais competitivo, digital e orientado por dados.

COMPARTILHAR:

KEEK INTELIGENCIA ANALITICA SERVICOS DE COMUNICACAO LTDA
CNPJ n° 35.377.615/0001-16